Todas as pessoas que iniciam uma atividade empresarial sabem que irão enfrentar muitos desafios nesta jornada. Saber lidar com as adversidades é fundamental -uma reclamação trabalhista, por exemplo- para a continuidade da atividade empresarial.
Um dos desafios muito comuns é saber lidar com questões trabalhistas, principalmente, Reclamações Trabalhistas. Então, imaginemos que, você, empresário, está no meio do expediente e é surpreendido com uma notificação da Justiça do Trabalho informando que a sua empresa é Reclamada em uma Ação Trabalhista. O que você faria?
Caso essa notificação chegue alguma reclamação trabalhista no seu endereço, a pior escolha é ignorar. Então, preparamos um guia para você agir quando receber uma Reclamação Trabalhista.
O primeiro passo é procurar um advogado(a) na área trabalhista, de preferência alguém que você tenha confiança. Em seguida, mostre o documento que lhe foi entregue pela Justiça do Trabalho e o informe de toda a situação daquele funcionário(a) que o acionou na justiça, é notório salientar que após o recebimento desta intimação, existe um prazo para apresentação da defesa, portanto quanto mais rápido for essa comunicação com o advogado, melhor!
Posteriormente, você, empresário, deve separar todos os documentos para a defesa, bem como a notificação judicial, contrato social da empresa, TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, dentre outros documentos os quais o seu advogado vai requerer a depender do caso concreto.
Por fim, ressaltamos que você precisa ser SINCERO(A) com seu advogado(a), não omita nenhuma informação. O jurista que vai estar com você neste momento não tem o papel de te julgar pelos atos cometidos, e sim de te defender, de criar estratégias jurídicas, aplicando-lhe o direito para o bem da sua empresa. Mas, para isso, ele precisa saber da realidade dos fatos.
Ficou com alguma dúvida ou quer entender um pouco mais? Entre em contato conosco.